O curso de Capelania Cristã é uma assistência religioso por pessoa treinada e preparada para o Ministério do Apoio Religioso legalmente garantido em Instituições de Detenção Coletiva Civil e Militar de acordo com a Constituição Brasileira de 1988 da seguinte forma: a Lei de Apoio Religioso em Unidades Militares Civis e Militares de detenção coletiva. (CF Art. 5, VII).
A pastoral é uma atividade que tem por missão contribuir para a educação holística das pessoas e oferecer oportunidades de conhecimento, reflexão, desenvolvimento e aplicação dos valores e princípios ético-cristãos da revelação de Deus para o exercício saudável dá a burguesia.
Através deste curso o aluno obterá conhecimentos teóricos e práticos para atuar como Capelão individual ou em grupo na assistência espiritual às pessoas interessadas e necessitadas.
O que é de fato ser um Capelão Cristão?
A palavra CAPELÃO vem do francês Chapelain é um ministro religioso com poderes para ajudar e realizar cultos de adoração em comunidades religiosas, mosteiros, faculdades, universidades, hospitais, prisões, corporações militares e outras organizações ou órgãos, e que geralmente é oficiado por um padre ou o pastor vai
O que se espera do curso de Capelania Cristã Grátis
Espera-se que esse profissional compreenda as pessoas como um ser integral; reconhecer, respeitar e valorizar a diversidade e complexidade das expressões e experiências religiosas, reconhecer a diversidade cultural das pessoas, abraçar a diversidade em muitos aspectos.
Compreender, respeitar e valorizar os princípios históricos, culturais, filosóficos, éticos, doutrinários e morais das várias matrizes religiosas e oferecer ajuda a todos sem distinção.
O curso de Pastoral Cristã é adequado para pastores de todas as denominações que desejam se preparar ou se qualificar no serviço do trabalho cristão no campo da visitação, apoio e aconselhamento em vários ambientes institucionais.
Principal objetivo do Curso de Capelania Cristã Grátis
Este curso de capelão cristão tem como objetivo principal formar os participantes no desempenho desta função com responsabilidade e dignidade, desenvolvendo um trabalho de qualidade e aplicando os conhecimentos adquiridos.
O curso prepara os alunos para a pastoral de visitação na pastoral e oferece formação espiritual, emocional e técnica para a visitação, aconselhamento e trabalho de cuidado em hospitais, escolas, prisões e outros.
O que um Capelão Cristão faz?
O profissional formado como Capelão Cristão (na área da saúde) é um serviço religioso / pastoral / espiritual (principalmente) e, no nosso caso, cristão (católico e / ou protestante), solidário, humanitário, fraterno, voluntário, confessional e / ou inter-religioso (outras igrejas e Religiões).
O que se aprende em um curso de Capelania Cristã?
Em tempos difíceis, as pessoas tendem a ser consoladas de alguma forma. O conforto espiritual, por meio de uma mensagem que enfoca os estudos bíblicos é uma das maneiras mais eficazes de ajudar uma pessoa a acalmar ou superar a dor.
Para tanto, ambientes como hospitais, prisões e organizações como as Forças Armadas usam o papel de pastor.
O curso de pastoral é um curso de qualidade superior com o grau de bacharel e uma duração média de dois anos varia conforme a instituição de ensino.
Todos os cursos de graduação são voltados para a área de teologia, onde o aluno é formado para pessoas nos mais difíceis e variados momentos da vida.
Grade Curricular do Curso de Capelania Cristã
O curso de Capelania Cristã adquire conhecimento teológico acadêmico para treinar líderes religiosos capazes de ajudar pessoas em contingências e dificuldades pessoais ou familiares em uma ampla variedade de situações.
Em média, a formação acadêmica dos pastores dura dois anos. Durante este tempo, os futuros pastores passarão por disciplinas como:
• Antropologia;
• Direito civil;
• Oratória;
• Planejamento e administração eclesiástica;
• Psicologia;
• Sub outra teologia geral, prática e pastoral.
Qual a importância do Curso de Capelania Cristã?
É importante ressaltamos que o papel do capelão é criar um ambiente de reflexão e aceitação dessas afirmações. Se necessário, em frente e seja sábio com a pessoa nos vales sombrios da existência, busque oportunidades de reconciliação consigo mesmo, com os outros, com o meio ambiente e com Deus.
Compreender a espiritualidade como uma das dimensões do ser humano, em que todos (físicos, emocionais, sociais e espirituais) estão intimamente ligados uns aos outros e estão sujeitos a constantes mudanças em um movimento contínuo da alma para dentro e para fora na dialética da vida, bem como em todas as suas relações.
A espiritualidade, porém, é a ponte que a transcende (permite que ela se supere), se diferencia por meio de reflexões sobre o ser e o ser, sobre o sentido da vida, sobre as questões sobre a própria vida e o além. É a parte de trás da pessoa.
O espírito abundante dá frutos em amor, alegria, paz, paciência, mansidão, bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio, como diz o apóstolo Paulo.
Disto você deriva outras bases para o bem-estar espiritual, como perdão, compaixão, sabedoria e muitos outros.
A espiritualidade é a vida em seu potencial máximo, mesmo com todas as suas limitações e deficiências, enquanto o fato de não haver cultivo da espiritualidade é o caminho para a morte, mesmo que a pessoa seja biologicamente viva, ativa e fisicamente saudável, morrer é viver no piloto automático pensando que você está no controle total de sua vida enquanto ela passa. Significa viver egoisticamente para si mesmo enquanto há tanta vida lá fora.
O cuidado espiritual do paciente no final da vida torna-se mais contínuo e importante. Diante do medo do luto antecipado e da necessidade de arrumar a casa, o paciente relembra o que acredita ser a coisa mais importante da vida e o quanto trabalhou por isso.
É neste momento que o Capelão é útil em reuniões multidisciplinares e familiares, na atenção individual e coletiva à família com escuta atenta sem interrupções e ajuda na salvação biográfica sem julgamentos, ajudando-os a refazer seu caminho com perguntas que fazem refletir e talvez reinterpretar algumas situações.
Em contrapartida de uma sociedade que rejeita diariamente os valores cristãos que antes eram relações respeitadas e regulamentadas, a pastoral surge com o objetivo de promover essa salvação e apoiar os membros de uma escola.