- Dia 26 de março de 2022
- Cidade Barão-SP
- Local: Assembleia de Deus Ministério Barão-SP
Temática: Unção E Dons do Espírito Santo
1.0 – O que é UNÇÃO?
2.0 – Qual a diferença entre DONS e UNÇÃO
3.0 – 09 Dons do Espírito Santo
4.0 – Atitudes do obreiro para receber a Unção de Deus
UNÇÃO - O QUE SIGNIFICA A UNÇÃO:
A ESCOLA BÍBLICA CADES 2022, tem uma série bem especial para unção é o efeito de untar com algum produto oleoso alguma parte do corpo. No sentido religioso a unção é praticada como parte de um ritual com o intuito de exercer influência espiritual, por vezes com a finalidade de abençoar ou mesmo curar.
Segundo a crença religiosa, um ser ungido está sob proteção divina e a unção pode curar alguma enfermidade física ou espiritual.
Unguento é o nome dado ao produto (gordura) aplicado numa unção.
Diversas passagens bíblicas mencionam esta prática:
“E disto farás o azeite da santa unção, o perfume composto segundo a obra do perfumista: este será o azeite da santa unção”. Êxodo 30:25
“E o azeite da unção, e o incenso aromático para o santuário; farão conforme a tudo que te tenho mandado”. Êxodo 31:11
“E os ungirás como ungiste a seu pai, para que me administrem o sacerdócio, e a sua unção lhes será por sacerdócio perpétuo nas suas gerações”. Êxodo 40:15
“Então Maria, tomando um arrátel de unguento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do unguento”. João 12:3
Unção é um termo com origem no latim “ungere” que significa “untar”.
Quais são os 9 dons espirituais?
Como falei, na carta aos Coríntios nós podemos aprender sobre os 9 dons espirituais que são dados à igreja. Cada um deles com um propósito e um significado diferentes.
Os 9 dons espirituais são:
•Palavra de sabedoria;
•Palavra de conhecimento;
•Fé;
•Dom de cura;
•Operação de maravilhas;
•Profecia;
•Discernimento de espíritos;
•Variedade de línguas;
•Interpretação de línguas.
Além disso, nós podemos dividir os 9 dons espirituais em 3 grupos: dons de fala, dons revelação e dons de poder — 3 dons para cada um desses grupos:
Dons de fala
– Profecia
– Variedade de línguas
– Interpretação de línguas
Dons de revelação
– Palavra de sabedoria
– Palavra de conhecimento
– Discernimento de espíritos
Dons de poder
– Fé
– Dom de cura
– Operação de maravilhas
Porém, é importante lembrar que essa divisão não é algo que encontramos na Bíblia.
Isso é apenas uma forma de organizar os dons espirituais para estudarmos e compreendermos melhor para o que eles servem.
Vamos ver agora um pouco sobre cada dom e suas funções. Eu coloquei em uma ordem que seja mais fácil para entender como eles funcionam:
Palavra de conhecimento
É quando você tem uma revelação de alguma coisa que já aconteceu ou está acontecendo. Geralmente, é algo em que você precisa refletir sobre o significado do que foi revelado para você.
Isso pode acontecer através de um testemunho interior — aquilo que você simplesmente sabe sem ninguém precisar ter falado para você —, visões, sonhos etc.
Um bom exemplo disso é em Atos 11:1-18 quando Deus revela a Pedro por meio de uma visão que a salvação e o batismo no Espírito Santo não eram somente para o povo judeu, mas também aos gentios.
Palavra de sabedoria
Este dom é bem parecido com a palavra de conhecimento, mas está mais ligado ao futuro. Ele é a revelação de algo, seguido de um conselho.
Muitas pessoas o confundem com o dom de profecia, pois eram os profetas do antigo testamento que exercitavam este dom. Porém, na verdade, é a palavra de sabedoria o dom que mais se aproxima daquilo que chamamos de “profecia” hoje em dia.
Vemos muito ele na Bíblia, em qualquer situação que Deus revela algo para alguém para que esta pessoa possa aconselhar ou dar um aviso para outra pessoa.
Vale ressaltar que esse dom não tem a ver com o conhecimento humano ou sobre ciência. O nome “sabedoria” se deve ao fato do conselho gerado após a revelação.
Discernimento de espíritos
É o 3º dom de revelação que temos acesso. Ele nos dá a capacidade de perceber o mundo espiritual a nossa volta.
Se você já ouviu a voz de Deus audivelmente, se já viu anjos — ou demônios — ou conseguiu identificar espíritos malignos em meio a batalhas espirituais, isso foi uma manifestação do dom de discernimento de espíritos.
Dom de cura
Ele é o dom de poder mais simples de explicar. Resumidamente, é a manifestação de qualquer milagre que envolva cura.
Fé
A fé também é um dom de poder. Mas este dom não é igual a fé que temos normalmente. Podemos dizer que é uma fé “especial”.
Este dom é quando ocorrem milagres cujo único propósito é exaltar o Reino de Deus. Mas é algo que ocorre de forma passiva. Ou seja, o milagre acontece com a pessoa que recebe o dom.